domingo, 9 de agosto de 2009

Especial: 100 anos do Clássico dos Clássicos

Poucos amantes do futebol sabem que neste próximo dia 26 de julho (mesma data em que este que vos escrevinha completa 39 anos), ocorre o aniversário de 100 anos da primeira disputa entre dois grandes clubes do cenário brasileiro, jogo que é conhecido até hoje como "o Clássico dos Clássicos". Sim, meu povo, o Sport Club do Recife e o Clube Náutico Capibaribe peleiam desde 1909 e apenas dois clássicos no país são mais antigos: o chamado Clássico Vovô, entre Botafogo e Fluminense do Rio, e o Gre-nal, disputado pela primeira vez apenas uma semana antes do primeiro jogo entre o Leão e o Timbú. Nesses 100 anos, o rubro-negro da Ilha do Retiro mantém uma vantagem de pouco menos de 30 vitórias sobre o alvi-rubro dos Aflitos.



Sport Recife kit 2009

- Quem estava nos Aflitos na noite de 06/10/1965, assistiu a uma das mais empolgantes partidas da história do Náutico. O Sport vencia por 3 x 1 até os 27' do 2º tempo. Nos 18 minutos finais o Náutico fez 4 gols virando para 5 x 3 e arrancando para o tri campeonato pernambucano. Uma vitória teria deixado o Sport muito próximo do título.



Náutico 5x3 Sport 1965


- O estadual de 1977 foi decidido em uma série “melhor de três”, pois o Sport havia ganho o primeiro turno e o Náutico o segundo. Na primeira partida: Sport 2 X 0 Náutico; na segunda, empate sem gols. O Sport entrou em campo, para a terceira partida necessitando apenas do empate para ser campeão. o Náutico, contudo, venceu o jogo por 1 X 0, o que motivou a disputa de uma prorrogação de 30 minutos para se conhecer o Campeão. Houve empate de 0 X 0. Então, segundo o regulamento da competição, seriam disputadas tantas prorrogações de 15 minutos quantas fossem necessárias até que alguém marcasse um gol, algo como um gol de ouro. A vitória do Sport só surgiu na terceira prorrogação de 15 minutos, com um gol salvador de Mauro Madureira, a grande figura do confronto.



Sport 1x0 Náutico 1977